(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 20/05/2010

XVI Congresso Eucarístico Nacional

Participei do XVI Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Brasília, de 13 a 16 de Maio, e  vale a pena fazer comentários ao acontecido. Inicialmente , confesso ter ficado surpreso com o número de participantes. Dois anfiteatros com 900 e 1600 lugares encontravam-se lotados, com fila de espera, com os temas : SIMPÓSIO DE BIOÉTICA e SIMPÓSIO DE TEOLOGIA, respectivamente.

Participei do Simpósio de Bioética onde vários professores, inclusive o prof  Daniel Serrão de Portugal, estiveram presentes, apresentando temas pertinentes as questões da dignidade da vida e do morrer, além da apresentação sobre o  “Valor Humano da Sexualidade”, que tive a honra de responder ao convite para sua exposição. Com uma platéia com muitos bispos, sacerdotes, seminaristas e leigos, o número de perguntas que chegou à mesa demonstrava o grande interesse da platéia.

A programação iniciou-se na noite do dia 13 com a Santa Missa no gramado da esplanada dos Ministérios com cerca de 50 mil participantes. No dia 14, antes dos simpósios, tivemos a celebração da Missa nos próprios anfiteatros que a seguir serviram aos simpósios. No dia 15 antes do Simpósio houve adoração ao Santíssimo, quando da participação do grupo da “Comunidade de Jesus menino”. Emocionante ouvir e ver jovens com “necessidades especiais” que são dignamente acolhidos por leigos consagrados na comunidade de Petrópolis, que segundo o seu fundador, estão lá para assisti-los em todas as necessidades, sendo a mais importante que é estar presente ao lado deles.  A oração que cada um dos participantes da comunidade fez espontaneamente diante da presença de Jesus Eucarístico é indescritível. Foi maravilhosos ouvir brotar daqueles corações, uma oração de louvor elevado, sincero, puro e tão humano, como dificilmente se pode ler somente na vida dos santos.

No sábado á noite houve nova celebração por Dom Claudio Humes, enviado do Papa, para dezenas de milhares de pessoas no mesmo local da esplanada dos Ministérios, com predomínio do público jovem, que permaneceu em vigília até pela manhã.

Foi sem dúvida um encontro enriquecedor para todos os participantes, onde merece um agradecimento especial ao Pe Eduardo, que com um carinho e uma atenção especial organizou, acolheu, e praticamente cuidou de todos os detalhes.

Há o que lamentar sim, na falta de divulgação pelos meios de imprensa, que pouco ou nada falaram do acontecido. Nos jornais, não consegui ler uma linha sobre este Congresso de âmbito Nacional, assim como a viagem do Santo papa a Portugal praticamente não foi mencionada. É incrível o que a imprensa de modo geral está fazendo, somente falando da Igreja Católica quando o assunto é pedofilia.

È hora de abrirmos a boca, e escancararmos o quanto de bom que a Igreja já fez, tem feito e fará. Do contrário, em pouco tempo seremos conhecidos como uma escola de pedófilos! Divulguem o que acontece na sua igreja! Escrevam para jornais, revistas, sites, façam-se ouvir! A Igreja somos nós!

Até terça-feira

Valdir Reginato

Conheça o site da Pastoral da Família, acesse casadefamilia.org.br