(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 14/06/2010

Visita de Dom Rafael Llano Cifuentes

Neste último domingo, 13 de junho, recebemos a visita do Bispo Dom Rafael L. Cifuentes, que com sua simpatia e alegria permaneceu com um grupo de paroquianos conversando sobre o tema de família. Dom Rafael, de maneira descontraída, falou sentir-se muito a vontade no grupo, levando a todos uma mensagem de incentivo ao trabalho da Pastoral da Família, no intuito de podermos orientar cada vez melhor um número maior de pessoas, que estão se preparando para o matrimônio, ou que já estão com o matrimônio em curso, com as alegrias e dificuldades próprias desta condição, que devem sempre ser superadas dentro do espírito de amor promovido pelo relacionamento que deve estar presente na família.

Com exemplos práticos da sua enorme experiência pastoral foi esclarecendo as dúvidas levantadas, de maneira otimista e com a esperança daqueles que colocam a vida matrimonial no caminho que se acompanha do exemplo da família de Nazaré.

Insistiu na fidelidade como caminho de felicidade. Valorizou a riqueza dos detalhes do cotidiano nas pequenas coisas, que os esposos devem ter uns para com os outros no intuito de superar as “grandes crises” conjugais. É na valorização da aparência pessoal, na atenção de pequenos gestos concretos de carinho, na paciência do ouvir, na delicadeza no falar,… é que está a chave para uma vida familiar harmoniosa. Contudo, não se pode deixar de esquecer a firmeza na educação dos filhos, sem que isto seja um gesto autoritário, mas de autoridade no que diz respeito aos pontos fundamentais da conduta na formação da pessoa.

Dom Rafael permaneceu para a celebração da Santa Missa das 18:30, onde durante a homilia procurou enfatizar a importância do perdão. Os benefícios em não se adiar a reconciliação do perdão entre as pessoas e também com Deus. Colocou o perdão como esta fonte de alegria para o cristão, tanto para quem pede como para quem dá, e quando se trata de Deus, sempre lembrar que a misericórdia divina supera o maior dos pecados quando do arrependimento do pecador.

Dom Rafael despediu-se na segunda, 14/06, após celebrar a Santa Missa pela manhã, em retorno ao Rio de Janeiro, deixando para todos a expectativa de um retorno breve, quando poderemos estar reunidos novamente para mais um encontro de formação.