(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Artigos › 24/07/2018

Pesquisadores do sínodo são enviados em missão pela cidade

Voluntários selecionados pelas regiões episcopais farão levantamento da realidade social, religiosa e pastoral das paróquias da Arquidiocese

Na tarde deste sábado, 21, na Catedral da Sé, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, celebrou a missa de envio dos voluntários que realizarão o levantamento da realidade sóciorreligiosa das paróquias da Arquidiocese no sínodo arquidiocesano.

Os pesquisadores indicados pelas paróquias farão visitas domiciliares nas seis regiões episcopais com o objetivo de é conhecer a realidade dos habitantes do território das paróquias. Os resultados da pesquisa serão usados como elementos de análise das assembleias paroquiais do sínodo, previstas para acontecer entre setembro e outubro, na conclusão da primeira etapa do caminho sinodal da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo ressaltou o sentido missionário dessa atividade no contexto do sínodo, que tem como tema “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”. “Queremos ouvir como estamos. Essa pesquisa vai fornecer àquela Paroquia um rosto, como estão as coisas no conjunto… Queremos conhecer sobre tudo, fazer o levantamento religioso e pastoral. De repente, poderemos concluir coisas que nos desafiam pastoralmente e isso será importante para o nosso sínodo”, disse.

Esses pesquisadores estão recebendo treinamento nas regiões episcopais com o auxílio de especialistas da Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais (Cedepe), da PUC-SP, que desenvolveu a metodologia do levantamento.

A pesquisa de campo será realizada de julho a setembro em todas as paróquias da Arquidiocese de São Paulo

 

 via https://arquisp.org.br/