(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Artigos, Destaques › 17/09/2018

Papa presenteia os fiéis na Praça S. Pedro com um crucifixo

“Presente” do Papa foi por ocasião da festa da Exaltação da Santa Cruz, dois dias atrás.

Cidade do Vaticano

Ao final do Angelus, na Praça S. Pedro, foram distribuídos aos fiéis e turistas cerca de 40 mil crucifixos. Uma iniciativa que o Papa assim explicou:

Hoje, dois dias depois da Festa da Santa Cruz, pensei em presentear vocês que estão aqui na Praça com um crucifixo. O crucifixo é o sinal do amor de Deus, que em Jesus deu a vida por nós. Eu os convido a acolher este dom e a levá-lo para suas casas, no quarto de seus filhos ou dos avós… Em qualquer lugar, mas que se veja. Não é um objeto ornamental, mas um sinal religioso para contemplar e rezar. Olhando Jesus crucificado, olhamos a nossa salvação. Não se paga nada. Se alguém disser que é preciso pagar, é um espertalhão! É um presente do Papa. Agradeço às irmãs, aos pobres e aos refugiados que agora distribuirão este dom, pequeno, mas precioso! Como sempre, a fé vem dos humildes.

De fato, foram pessoas em situação de vulnerabilidade e voluntários da Esmolaria Apostólica que distribuíram este presente do Papa Francisco.

JMJ no Brasil

Numa embalagem transparente, o crucifixo estava acompanhado de um bilhete com a frase, em três línguas, de uma expressão pronunciada pelo Papa durante a Via-Sacra da JMJ do Brasil em 2013: “Na Cruz de Cristo há todo o amor de Deus, há toda a sua imensa misericórdia”.

Misericordina e Evangelho

Não é a primeira vez que a Esmolaria organiza uma distribuição na Praça São Pedro. Em novembro de 2013, foi a vez da “Misericordina”: um terço, uma imagem da Divina Misericórdia e uma “bula” com a posologia e as instruções de uso para a saúde da alma. Em abril de 2014, foi distribuído um pequeno Evangelho de bolso impresso pela Tipografia Vaticana.