QR Code Business Card
Notícias › 26/03/2014

Na canonização do Beato José de Anchieta

abnchietaEm mensagem destinada ao clero, religiosos e leigos da Arquidiocese de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer fez alguns lembretes para a canonização do Beato José de Anchieta, que acontecerá no próximo dia 2 de abril.

“Esta canonização, há muito esperada por nós, é motivo de especial alegria para todo o Brasil, uma vez que Anchieta é o ‘Apóstolo do Brasil’, assim proclamado já no seu funeral, em 1597. Ele marcou profundamente o início da evangelização, não apenas em São Paulo, mas em boa parte do Brasil. No centro histórico da capital paulista, o Páteo do Colégio lembra que Anchieta foi um dos fundadores desta cidade e também um dos iniciadores da Igreja nesta metrópole”, contou.

Segundo Dom Odilo, a canonização do Padre Anchieta será acolhida com as manifestações de júbilo e Ação de Graças a Deus pelos fiéis da cidade.

O purpurado pede para que, no dia, os presbíteros toquem os sinos às 14h, em todas as igrejas e capelas da Arquidiocese, por pelo menos cinco minutos.

“Ao mesmo tempo, convido o povo a fazer celebrações espontâneas de louvor e agradecimento a Deus no mesmo dia 2 de abril, em horários que as paróquias podem marcar”, escreveu.

A CNBB, prosseguiu o Cardeal, preparou um roteiro da celebração na cidade paulista, que se encontra disponível para download no site da Arquidiocese de São Paulo, junto com os artigos sobre o “Apóstolos do Brasil”.

Além disso, Dom Odilo convidou os fiéis e todo o clero arquidiocesano para que, no próximo domingo, dia 6 de abril, seja feita uma Festa pela canonização de Anchieta, mantendo normalmente a liturgia do 5º domingo da Quaresma, pois “a santidade, de fato, é a meta da Quaresma e da vida cristã”.

“Na Catedral da Sé, naquele mesmo domingo, dia 6 de abril, às 11h, faremos um solene Te Deum laudamus pela canonização do Padre Anchieta; para essa celebração, serão também convidadas as autoridades do Município e do Estado. A Missa será precedida de uma procissão, saindo do Páteo do Colégio às 10h15 na direção da Catedral.”

No final de sua mensagem, o Arcebispo solicitou aos padres para que auxiliem as comunidades locais a perceber a importância e o significado da imagem do Beato José de Anchieta para a cidade de São Paulo e para o Brasil.

“Deus nos oferece uma ocasião singular para o testemunho eloquente do Evangelho do Reino e da ação amorosa de Deus junto de seu povo nesta cidade. Ao mesmo tempo, a Providência nos convida a renovar-nos na dimensão missionária e da caridade pastoral, olhando para ‘São’ José de Anchieta.”

Ad maiorem Dei gloriam - Que seja tudo para a maior glória de Deus! ‘São’ José de Anchieta, rogai por nós! Deus os guarde no seu amor”, concluiu. (LMI)

Por Gaudium Press, com Arquidiocese de São Paulo

Versão para Imprimir