(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 07/05/2010

Está chegando a Festa de Rua de São Vito!

Festa de Rua de São Vito Mártir

Mais uma vez, as ruas do Brás estão prontas para receber a maior e mais tradicional festa da comunidade italiana de São Paulo. A partir do último final de semana do mês de maio, ocorrendo também durante todos os finais de semana de junho, a Rua Polignano a Mare será tomada pela culinária e cultura típicas polignanesas.

A festa de rua de São Vito Mártir, importante ícone no calendário de festividades da cidade de São Paulo, é uma iniciativa dos descendentes dos primeiros imigrantes de Polignano a Mare que desembarcaram em São Paulo.

O evento trará grandes novidades em sua décima quarta edição. Novamente, toda a rua contará com uma cobertura para uma maior comodidade dos seus visitantes que poderão passear pelas barracas ou, confortavelmente, entrar na cantina sem se preocupar com as condições climáticas.

O acesso às mais de trinta e oito barracas instaladas ao longo da rua, cada uma com um tipo diferente de prato, é totalmente gratuito. Dentre os diferenciais da culinária local, vale destacar o retorno da original barraca da Guimirella, um prato típico que só é possível de ser degustado neste evento. Para aqueles que buscam maior comodidade, a cantina com capacidade para 400 pessoas contará com visão privilegiada ao palco, onde ocorrerão shows de um dos maiores fenômenos da música italiana no Brasil: Fred Rovella. Com sua banda, Fred animará todos os finais de semana com sucessos da música italiana que marcaram gerações.

Uma surpresa especial para o ano de copa do mundo promete agradar e empolgar os torcedores de plantão. Nesta edição, a apresentação do evento contará com a ilustre presença do sósia oficial do Rei Pelé, Nicanor Ribeiro que, durante os intervalos do show da banda, sorteará inúmeros brindes aos visitantes.

No quesito segurança, a edição 2010 também passa a oferecer muito mais. Além de um sistema de segurança particular, o evento contará com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, com unidades móveis espalhadas pelas ruas da região.  A Festa de São Vito passa a oferecer também um estacionamento oficial com capacidade para 200 veículos, para maior comodidade dos visitantes.

Graças à popularidade da festa de São Vito, são esperadas mais de dez mil pessoas durante os finais de semanas. Já estão confirmadas caravanas de diversas cidades do interior de São Paulo e até mesmo de outros países que visam participar de um dos mais tradicionais marcos culturais da cidade. Exatamente por este motivo, é recomendável reservar uma mesa na cantina. Estas podem ser reservadas através do telefone (11) 3228 8114

Toda a renda obtida durante as festividades será empregada na manutenção da Paróquia São Vito, bem como em importantes obras sociais. Dentre elas, a Inclusão Digital, onde são oferecidos cursos gratuitos de informática a pessoas de baixa renda; atendimentos odontológicos gratuitos à comunidade carente da região do Brás, entre outros. Como importante ação de inclusão social, parte da renda também será empregada no programa São Vito em Casa que, há anos conta com a colaboração de diversos voluntários que visitam cortiços instalados em toda a região do Brás, distribuindo cestas básicas, botijões de gás, entre outros itens de primeira necessidade. Mensalmente, o programa atende a mais de 400 famílias carentes.

Anote na sua agenda:
29 de maio a 4 de julho (aos sábados, das 17h às 24h, e domingos, das 17h às 23h).
Rua Polignano A’Mare – Brás (na rua da Paróquia São Vito)
Informações e reservas: (11) 3228 8114

Assessoria de imprensa: Alessandro Treguer / Priscila Lanaro (ag-treguer@uol.com.br  / priscila.lanaro@uol.com.br)