(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 17/06/2010

Curso de preparação dos Noivos para o matrimônio de junho

Neste último fim de semana , 12 e 13 de Junho, dias especiais para o evento de “Curso de preparação dos Noivos para o matrimônio”, pois se 12 é dia dos namorados, 13 é de Santo Antônio, reuniram-se, na paróquia, mais de cinqüenta casais de noivos pela Pastoral da Família.

A programação iniciou-se às 14 horas, com uma reflexão sobre quem é a pessoa e o seu processo de desenvolvimento ao longo da vida, tendo em consideração sua história de vida, suas características e as influências da família, da profissão,… e o quanto este conhecimento é importante para o casal que quer estabelecer um vínculo para toda vida.

Após um intervalo com um café especial, na próxima palestra, com uma apresentação descontraída, os noivos foram levados a verificar “as diferenças entre a masculinidade e a feminilidade”, e como isto interfere no conhecimento que se estabelece na convivência do cotidiano. A complementaridade do casal constitui a chave da compreensão do comportamento harmonioso.

Finalizou-se o sábado às 18:00 com o tema da comunicação do casal, enfatizando-se a necessidade de superar crises, e manifestar a solidariedade de um para com o outro para vencer as situações difíceis, que certamente ocorrem ao longo de uma vida.

O domingo iniciou-se às 8:15, com uma café da manhã com a participação dos noivos e da equipe. Pe Michelino Roberto, o pároco, fez a apresentação falando sobre o Sacramento do Matrimônio, a importância dos noivos estarem de acordo com as condições estabelecidas pela Igreja para que haja a validade do sacramento. Além disto, foram discutidos os detalhes da cerimônia da celebração no dia do casamento.

Após breve intervalo, houve a explanação da Dra Marília Siqueira, médica ginecologista-obstetra, quanto ao relacionamento do casal no planejamento natural dos filhos ,e o respeito a vida humana, como dom de Deus oferecido aos casais na sua atribuição de colaboradores da obra criadora de Deus.

Ocorreu o sorteio por um dos colaboradores da Pastoral da Família de três imagens da Sagrada Família, com ênfase a necessidade do casal ter a participação da Família de Nazaré presente em seus lares.

O curso terminou com uma palestra sobre a visão do Direito no matrimônio à luz dos Dez Mandamentos, e recordando-se aos participantes que o melhor caminho para que se possa perseverar no propósito do matrimônio é a freqüência assídua aos Sacramentos, de modo particular a participação à Santa Missa com o recebimento da Eucaristia, mediante uma Confissão atualizada.

A resposta dos noivos participantes foi bastante positiva nos seus comentários, esperando-se uma continuidade de sua formação para o matrimônio mediante a participação nas palestras quinzenais, que são realizadas pela Pastoral da Família às quartas feiras das 20 às 21:30.