(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 08/10/2012

Ano da Fé convida cristãos do mundo inteiro a refletirem e redescobrirem sua fé

O Ano da Fé começa no dia 11 de outubro de 2012. A data é muito especial para a Igreja do Brasil e do mundo, pois coincide com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, os 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica e a 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos. A celebração terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus em 24 de novembro de 2013.

O anúncio do Ano da Fé foi feito por meio da Carta Apostólica Porta Fidei, escrita pelo Papa Bento XVI em outubro de 2011.

Sob o tema “A Nova evangelização para a transmissão da Fé”, o Ano da Fé tem por objetivo ajudar os cristãos a refletirem sobre a fé em um tempo de profundas mudanças em que são apresentados novos parâmetros culturais e comportamentais. “O Ano da Fé será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé”, destacou o Papa Bento XVI na Carta Apostólica Porta Fidei.

Conforme destacou o Papa, o Ano da Fé “Será um momento de graça e compromisso para uma plena conversão a Deus, para fortalecer a nossa fé Nele e a anunciá-Lo com alegria ao homem do nosso tempo”.

Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé. O Papa Paulo VI proclamou um ano semelhante, em 1967, para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo.

Para celebrar o Ano da Fé, muitas iniciativas serão realizadas em toda a Igreja, com intuito de ajudar a compreender de maneira mais profunda os conteúdos da fé. “Refletir sobre o próprio ato com que se crê é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste ano”, afirma Bento XVI na Carta Apostólica.

Na Paróquia

A paróquia Nossa Senhora do Brasil, em sintonia com a Igreja, irá aprofundar os temas do Ano da Fé durante a sua programação diária de missas e atividades pastorais. O grupo de oração Espírito Santo promove o Seminário Ano da Fé com o tema: “Creio, mas aumentai a minha fé” Marcos 9,24, todas as quintas- feiras, às 14h30. E no site, a paróquia irá oferecer uma cobertura especial com notícias e artigos.

Por Ana Paula Moreira Lima