(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 12/11/2012

A caminho do altar

A proposta do Curso de Noivos é preparar os casais para o matrimônio. Diante de tantos preparativos, participar do curso é requisito indispensável para todos os que desejam, antes de tudo, receber as bênçãos de Deus para uma nova vida que se inicia.

Muitos ainda confundem o sentido do Curso de Noivos e muitas vezes acreditam que seja um mero ensaio para o dia da cerimônia, em que são apresentadas dicas de como se portar diante do padre, de que lado do altar ficar, etc. Mas, enganam-se, o curso vai muito além de um simples ensaio e carrega a preocupação de preparar o casal para toda a vida conjugal.

Tendo como intenção esclarecer e aprofundar o verdadeiro sentido do casamento, o Curso de Noivos realizado na Paróquia Nossa Senhora do Brasil aborda temas relevantes que representam os pilares que irão sustentar a vida conjugal e familiar. Com isso, o curso procura oferecer aos noivos toda a base necessária para que o matrimônio seja realizado de forma consciente. “A programação, embora tenha um temário independente, ou seja, cada palestra é um todo em si mesma, apresenta um corpo que se desenvolve ao longo de três quartas-feiras à noite e um fim de semana (sábado à tarde e domingo pela manhã)”, explica Valdir Reginato, coordenador da Pastoral da Família na Paróquia Nossa Senhora do Brasil.

O processo de acompanhamento e preparação para o matrimônio depende muito de cada paróquia. A Paróquia Nossa Senhora do Brasil apresenta uma peculiaridade, pois faz o acompanhamento a partir do momento em que os noivos marcam a data do casamento. Dependendo do casal, isso acontece com bastante antecedência e chega até a ultrapassar 1 ano antes do casamento. “Sem dúvida, essa atitude promove uma participação mais consciente dos noivos no curso, assim como aproveita a oportunidade e motivação deles em se aprofundarem na fé e no envolvimento da vida cristã no seu cotidiano. Isso favorece que, além do curso de preparação para o matrimônio, os noivos possam ser encaminhados para outros cursos de formação, como a preparação para a Eucaristia e/ou Crisma, na dependência da entrevista que fazem com o sacerdote”, complementa Valdir.

Mesmo após a cerimônia, o casal é convidado a permanecer inserido na fé. Prosseguindo com as palavras de Reginato, “Todos os casais são convidados a terem perseverança junto a um núcleo de formação continuada. Para aqueles que desejam, a Pastoral da Família está sempre aberta a acolher os que queiram se aprofundar nos temas de família. É intuito da pastoral a promoção de grupos de continuidade em que possamos envolver os que terminaram sua preparação e após o casamento queiram participar de um trabalho evangelizador”.

O Curso de Noivos exige muito do casal e principalmente de todas as pessoas engajadas em sua realização. “O papel da equipe e da coordenação é de estar a serviço de Cristo mediante as solicitações da Igreja em promover a difusão dos valores cristãos para a constituição de famílias que possam se orientar no caminho da Verdade do Evangelho. Isso só é possível mediante a oração continuada e a obediência às orientações do pároco e do vigário. Só dessa maneira, livre e amorosa , poderemos crescer  tendo como lema principal a caridade. Nela está a raiz que promove o envolvimento pessoal, que nos faz na diversidade uma unidade junto ao Papa, cabeça visível de Cristo entre nós” finaliza Valdir Reginato.