(11) 3082 9786 – Praça N. Sra. do Brasil, s/nº, Jardim América – São Paulo, SP

Notícias da paróquia › 31/10/2017

15 anos de JAM – Sucesso, Fé e Resiliência

No início de 2001, um sonho se fortalecia para a união da culinária japonesa, arte e música com o propósito maior de oferecer um oásis para o caos paulistano no meio do bairro do Itaim. Ali nascia o JAM – Japanese Food, Arts and Music. Não se esperava, entretanto, que uma vez lançada a pedra fundamental deste diferenciado restaurante paulistano, que as conhecidas Tôrres Gêmeas fossem abatidas no coração de uma das mais importantes metrópoles financeiras mundiais naquilo que se provou um dos piores ataques terroristas da atualidade.

A incerteza e a dúvida tomaram conta do cenário internacional, potencializando o risco, e foi natural ao JAM se questionar se era ou não sua hora de nascer. Apesar das opiniões contrárias e da ordem de cautela, o aborto não fazia parte dos planos e o nascimento aconteceu em 2002. O sucesso foi inevitável já que a crise internacional fomentou ainda mais a carência por um celeiro onde a arte e a música, aliadas a uma culinária saudável e pausada, pudessem acalmar uma realidade desconfortante.

Anos mais tarde, com o propósito de ampliar sua ilha de bem estar e oferecer oportunidades aqueles que fizeram do JAM um sucesso, decidiu-se pela nova unidade no bairro dos Jardins cuja inauguração era prevista para 2009. Não foi possível, entretanto, prever a maior crise financeira da história moderna em meados de 2008 que trouxe novamente insegurança e dúvidas até que, acalmado por um padre conselheiro, o JAM manteve a fé e seguiu em frente. A despeito da drástica diminuição do consumo e incertezas provocadas pela crise, o JAM se mostrou, mais uma vez, um refúgio de bem estar àqueles que procuravam alimento para a alma e prosperou.

Já em 2013, sob céu de brigadeiro e uma economia nacional equilibrada, veio a notícia emergencial da necessidade do fechamento da unidade do Itaim que precisou ser reconstruída durante 14 longos meses em função dos prejuízos trazidos por uma construtora ao escavar um terreno vizinho ao do restaurante. Apesar das dificuldades e do trabalho incansável, a reconstrução se mostrou uma excelente oportunidade para corrigir gargalos e promover melhorias, sendo certo que a unidade do Jardins teria um papel essencial na sobrevivência da marca durante a reconstrução do Itaim.

Foi agora, em outubro de 2017, portanto, ao completar seus 15 anos, que o JAM decidiu comemorar esta importante data promovendo um jantar beneficente com leilão de arte e reverter integralmente toda arrecadação para entidades carentes no intuito de agradecer por tantas bênçãos e, principalmente, poder compartilhar sua história e maior aprendizado: toda crise é uma oportunidade, basta ter fé e jamais desistir.

Clique aqui e veja a galeria completa.